Briefing de operações

1. RECOLHA DO MOTOCICLO

  • Assinar o contrato de locação
  • Escolher o equipamento solicitado na reserva (e.g. blusão, luvas, GPS)
  • Os condutores fazem uma revisão geral aos motociclos em ordem a identificar algum dano não reportado no contrato de locação, caso exista

 

2. BRIEFING

  • Ouvir o briefing de segurança, seguido de perguntas e respostas
  • Revisão do roteiro planeado, seguido de perguntas e respostas

 

3. REGRAS DE SEGURANÇA

  • Damos uma volta ao quarteirão para que os condutores possam testar o peso e equilíbrio nos seus motociclos, e sentir a resposta da viragem ao guiador
  • Especial atenção é necessária para a preparação das curvas, evitando virar a velocidade excessiva, o que pode fazer perder o controlo do motociclo. Este controlo é igualmente importante a velocidades muito baixas, para evitar a queda do motociclo na lateral
  • Caso o motociclo caia lateralmente a baixa velocidade ou estando parada, não deverá resistir, para evitar dano lombar. Deixe cair o motociclo e aguarde que outros lhe deem ajuda para o levantar
  • Deverão ser respeitados os limites de velocidade indicados, em todos os momentos e circunstâncias
  • É recomendada boa observação para antecipar riscos na estrada tais como buracos, areia ou gravilha, animais, peões, passadeiras, cruzamentos, etc.
  • Para grupos de motociclos, a formação normal é em colunas com 2 linhas, de modo intercalado, sempre que a largura da estrada assim o permita. Em estradas estreitas, a formação é numa só linha. O road captain, na frente da coluna, usará sinais manuais para indicar ao grupo qual a formação a adoptar
  • Ao chegar a semáforos, portagens, rotundas ou qualquer outra localização onde possa ser necessário parar, o grupo tentará passar sequencialmente, sem quebras. Todavia, caso haja alguma quebra do grupo, os motociclos na frente pararão num local adequado até o grupo se juntar de novo
  • Ao parar e estacionar, assegure que o descanso do motociclo está saído antes de inclinar a mota lateralmente
  • Sempre que estacionar deverá bloquear a direção do motociclo
  • Ao estacionar para a noite, o cadeado deverá ser colocado no disco, para além da direção que deverá igualmente ser bloqueada.

 

4. GESTÃO DE COMBUSTÍVEL

  • Uma gestão adequada do combustível será necessária, especialmente para os motociclos com menor autonomia. O road captain organizará paragens em estações de serviço, mas os condutores deverão controlar os seus indicadores de combustível e avisar o road captain caso o nível esteja baixo
  • Os depósitos de combustível deverão ser cheios logo antes da devolução dos motociclos na Harley-Davidson. O road captain avisará os condutores para esse efeito

 

5. DEVOLUÇÃO DOS MOTOCICLOS

  • Ao devolver os motociclos na Harley-Davidson, uma revisão geral por um representante da HDL é feita aos mesmos, de forma a avaliar quaisquer danos ocorridos durante a rota, e no final deste processo é feito um sign-off com o cliente
  • O contrato de locação e a conta do cliente são fechados